Inquérito sobre o Orçamento Aberto 2012

A quarta avaliação de transparência orçamental, participação e fiscalização em 100 países.
OBS 2012 cover

A Pesquisa do Orçamento Aberto de 2012 conclui que o estado da transparência e prestação de contas orçamentais é geralmente escasso. Apenas uma minoria de governos publica informações orçamentais significativas. Um número menor ainda proporciona mecanismos apropriados de participação pública, e às instituições independentes de controlo faltam frequentemente recursos apropriados e influência. Muitos países não fizeram quaisquer alterações, ou apenas fizeram algumas alterações, aos respectivos sistemas orçamentais nos últimos anos e continuam a fornecer informações insuficientes. Alguns países estão até a ir na direcção errada; os sistemas deles tornaram-se mais fechados.

No entanto, também tem havido progressos. As pontuações médias da transparência orçamental subiram em quase todas as partes do mundo. O progresso tem sido especialmente regular e significativo entre os países onde eram fornecidas menores informações orçamentais. Alguns países tiveram melhorias drásticas, causadas por uma combinação de compromisso governamental e incentivos e pressão internos e externos.

De facto, os resultados da Pesquisa de 2012 sugerem que qualquer país, independentemente da localização geográfica ou do nível de rendimentos, pode ter um bom desempenho na transparência orçamental. A importância da vontade política do governo em conseguir uma melhor transparência orçamental não pode ser extrapolada.

Downloads
Relatório global
pdf, 7.67 MB
Metodologia
pdf, 366.77 KB
Questionário
pdf, 676.39 KB
Guia para o questionário
pdf, 546.28 KB